Reaktor - Manual

sexta-feira, maio 28, 2010

W1. Esse Funciona

Quem nunca perdeu horas a fio modificando parâmetros de determinado plugin, sem que de fato houvesse algum resultado satisfatório?

Equalizadores, Compressores e Limitadores são os principais vilões de toda essa problemática, isso porque quase sempre não funcionam a contento. Foi exatamente esta a conclusão que obtive depois de utilizar grande parte dos aplicativos VST/AU disponível no universo virtual.

Obviamente, isso só é perceptível para aqueles que possuem algum senso crítico e ouvidos mais apurados. Nessas ocasiões o que costuma ocorrer, é que os mais desinformados acabam responsabilizando o próprio aparato instrumental: placa de som de custo acessível, processador sem grande capacidade de processamento, enfim a mea culpa é bem diversificada.

De fato, não somos profissionais, e nem precisaríamos aspirar dita nomenclatura, se os malditos plugins verdadeiramente funcionassem. Na prática o que ocorre é um fenômeno bem curioso, aqueles que não possuem conhecimento/informação, continuarão eternamente na batalha em busca de mais qualidade para suas produções, enquanto a turma do segredinho profissional seguirá seu caminho, como sempre o fizeram, na moita.

O W1 é o típico exemplo do que acabei de dizer, utilizado por grandes produtores no mundo inteiro, nunca teve a devida notoriedade, talvez por essa razão tenha decidido corrigir a ordem das coisas, inserindo-o no verdadeiro contexto do triunfo e sucesso. Afinal, esse funciona.

(O plugin citado é um dos poucos Limitadores de pico, que não intervém na dinâmica, mantendo a qualidade do áudio transparente).

0 comentários: